Mauricio Díaz: Elton Takii

 

10.17.2004

Elton Takii



Este es Elton. Amigo por tropiezo. Director escenico, 29 años. Trabaja en publicidad como asistente de direccion. Por el momento, chicas, unas fotos y el inicio de un texto llamado Travessia.

Travessia

Sábado. Acho que era sábado. Um dia de trabalho para mim como outro qualquer. Havia uma lista imensa de afazeres e eu sabia que aquele sábado e mais o domingo seguinte não seriam suficientes para todo o necessário. Saltei do táxi em frente ao Arpoador. E sem ao menos imaginar por quê, já tinha eu, os sapatos metidos na areia quente e branca, atônito, e estático diante da imensidão do mar azul. Sei que lembrei ainda de soltar minha pesada pasta de papéis, e recordo também, do som abafado da pasta tombando no solo. Acho mesmo que não a deixei cair. Devo tê-la atirado ao longe, uma vez que reconheci como minhas, aquelas resmas timbradas farfalhando ao vento, esquecidas de sua importância.


Nem o gigantismo das ondas, típicas daquela fria tarde de outono pôde me deter. Não pulei, não corri, não temi. Apenas não hesitei. Venci o bruto da rebentação cortando as ondas de peito aberto e franca entrega potente. Subitamente descobri meus pés descalços, e o corpo nu. Graveto flutuante sobre profundidades obscuras. Era apenas isso. Um pequeno corpo motor que braçava incansavelmente seu sustento. Nadava sem ferocidade, mas constante, deixando para trás a praia, os demais banhistas, a cidade, os carros, aquele ser e aquela espécie de humanidade. E o que percebia, era que, por maior que fosse o esforço, não podia me conter. Braçada após braçada, via-me cada vez mais distante daquela ilha, daquela baía, daquele país.